segunda-feira, 25 de março de 2013

Qual a caracterização da Venda para Entrega Futura?


A venda para entrega futura se caracteriza quando a empresa vendedora possui as mercadorias ou produtos objetos de negociação mantidos em seu estoque, todavia, em vez de entregá-los ao comprador no ato da venda, por interesse mútuo, irá reservar e colocá-la à disposição do adquirente que efetuará a retirada ou irá solicitar o envio em data futura, ou seja, a mercadoria existente no estoque do estabelecimento vendedor não dá saída do estabelecimento no momento da venda. Portanto, há a transferência de propriedade da mercadoria, mas a tradição não ocorre no mesmo momento.
Observe que para haver venda para entrega futura é fundamental a existência da mercadoria ou dos produtos em estoque, o que possibilita o reconhecimento da receita concomitantemente ao reconhecimento dos custos das mercadorias ou dos produtos vendidos, como exige o princípio da competência e a realização da receita e confrontação da despesa.
A "venda para entrega futura" diferencia-se, portanto, do "faturamento antecipado" que ocorre quando não há nos estoques do vendedor as mercadorias ou os produtos objetos de negociação.
 
Base Legal: Normas de Contabilidade