O jeito como você encara as primeiras horas do dia pode influenciar seus níveis de stress e produtividade no trabalho; veja como lidar com isso:
O sucesso do
seu expediente começa muito antes da hora que você bate o ponto ou passa o
crachá no escritório.
A maneira como você encara o período que se estende entre o primeiro abrir
de olhos até o momento em que chega ao trabalho pode ser determinante para a
toada que o resto do seu dia seguirá. As primeiras horas do dia se revelaram como momentos preciosos
para que eles conseguissem fazer a rotina caber na agenda,
como revelaram recentemente para EXAME.com.
Confira.
1 Tire o peso
Antes qualquer coisa, calibre seus primeiros pensamentos. Em outros termos,
pare de encarar o início de um novo dia com tanta ansiedade, medo e frustração.
“Acordar cedo é acordar cedo, não é melhor, nem pior. É só acordar”, afirma
Eduardo Shinyashiki, consultor de carreira.
Esforce-se, portanto, para apreciar o que está a sua volta – do sol que entra
pela janela até a água que escorre pelo corpo durante o banho.
“Em vez de alimentar a rotina de levantar com pressa, dedique 15 minutos para
sentar e olhar as pessoas que dividem a vida com você”, sugere o especialista.
E, como ele aconselha, faça de cada manhã uma celebração.
2 Faça uma atividade física
Uma medida para começar o expediente já prevenido contra o stress é investir
em atividade física. “Você deixa o stress na academia, na pista ou na
praia”, diz Fernando Camilo, sócio da Kaminarh Consulting, que mora no Rio de
Janeiro.
O exercício aeróbico oxigena o cérebro e diminui o cortisol no sangue”,
descreve Luis Fernando Garcia, autor do livro “O cérebro de alta performance”
(Editora Gente).Quando combinada com uma boa noite de sono, a prática de
exercícios faz toda a diferença na produtividade, segundo o especialista.
3 Alimente-se
Para encarar o dia, é preciso de energia. Ou seja, café da manhã é
indispensável. Afinal, como já diziam sua avó ou mãe, “saco vazio não para em
pé”, brinca Garcia. Um cardápio rico em frutas e cereais pode ser uma boa
pedida.
4 Coloque coordenadas no dia
Aclamada por especialistas de gestão do tempo, a “ingênua” lista de tarefas
do dia é uma "poderosa" ferramenta da neurociência para que seu
cérebro não surte no meio do expediente.
“O ser humano não funciona se não visualizar uma saída”, afirma
Garcia. “Quando você materializa no papel tudo o que precisa fazer, em vez
de circuitos desencontrados, você reduz a ansiedade”.
Em outros termos, a lista de tarefas cumpre o mesmo papel de um mapa
recheado de coordenadas para que seu cérebro encontre foco para as horas que
estão por vir.
“Quando você sistematiza o dia, o cérebro cria um caminho para como o dia
vai funcionar”, diz o especialista.
Não é preciso muito para traçar este roteiro. Liste as atividades que devem
ser feitas no dia usando verbos de ação no infinitivo e coloque um parâmetro de
tempo para cada atividade. Por exemplo, fazer 10 ligações em 45 minutos.
Depois, eleja uma ou duas tarefas que “farão seu dia” caso as concretize.
“Quando a gente conclui uma coisa importante, temos uma leve sensação de
satisfação”, afirma Garcia.
Cuidado para não enumerar tudo - ou cair na tentação de fazer de todas as
tarefas uma prioridade. Do contrário, seu mapa do dia pode desembocar em mais
ansiedade e frustração.
5 Adiante os ponteiros
Agora, se você, de fato, quer começar a labuta com o pé direito, trate de
rumar para o trabalho alguns minutos mais cedo. “Deus ajuda quem cedo madruga”,
brinca Fernando. “Se você sai com antecedência, já sai tranquilo”.
Lembre-se: “Trabalho não deve ser agonia. Deve ser satisfação, um local de
realizações”, diz o especialista.
Fonte: Comunidade Mais