Como saber se uma ideia pode ser uma oportunidade é a primeira tarefa a
qual todo empreendedor interessado em criar uma nova empresa deveria se
envolver com afinco.
Mas, para isso, o empreendedor precisa conhecer métodos que o auxiliem na
resolução da tarefa. Além do método efectual, tratado na última coluna, o
método mais indicado para a maioria dos negócios é o conhecido como 3M, ou
Modelo de Timmons, por ter sido criado pelo professor do Babson College Jeffry
Timmons.
Para entender o modelo 3M, o empreendedor precisa ter em mente que qualquer
oportunidade deve ser analisada, pelo menos, sob os seguintes aspectos:
Qual mercado ela atende? Qual o retorno econômico que ela proporcionará? Quais
são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Qual é a equipe que
transformará essa oportunidade em negócio? Até que ponto o empreendedor está
comprometido com o negócio?
Note que as cinco perguntas abordam questões chave de um negócio: mercado,
viabilidade econômica, diferencial competitivo (estratégia), equipe
empreendedora ("o empreendedor não é uma ilha")...
E, talvez a mais importante, você está realmente 100% comprometido e com a
vontade necessária para transformar esta oportunidade em negócio?
Essas perguntas formam a base do check-list que compõe o 3M, apresentado a
seguir, na forma de um roteiro. Os 3Ms são definidos como "Demanda de
Mercado", "Tamanho e Estrutura do Mercado" e "Análise de
Margem".
Ao analisar o primeiro "M", Demanda de Mercado, o empreendedor deve
procurar responder às seguintes questões:
Qual é a audiência-alvo? Qual a durabilidade do produto/serviço no mercado? Os
clientes estão acessíveis? Como os clientes vêem o relacionamento com a sua
empresa? O potencial de crescimento deste mercado é alto? O custo de captação
do cliente é recuperável no curto prazo?
O segundo "M", Tamanho e Estrutura do Mercado, está relacionado a
outras questões críticas, listadas a seguir:
O mercado está crescendo, é emergente, é fragmentado? Existem barreiras
proprietárias de entrada, ou excessivos custos de saída? Você tem estratégias
para transpor estas barreiras? Quantos competidores/empresas-chave estão no
mercado?
Eles controlam a propriedade intelectual? Em que estágio do ciclo de vida está
o produto? Qual é o tamanho do mercado (em reais) e o potencial para se
conseguir uma boa participação de mercado?
Como é a cadeia de valor do setor? Quais são as tendências e que eventos
influenciam os cenários para o futuro do setor onde está sua empresa?
Finalmente, ao "M" de Análise de Margem aplicam-se as seguintes
questões: Quais são as forças do seu negócio? Qual a margem de lucro típica de
uma empresa desse setor? Quais os custos típicos de uma empresa desse setor?
Qual o investimento inicial mínimo? Qual a previsão de prazo para retorno do
investimento inicial nesse setor?
Os 3Ms são abrangentes e envolvem questões críticas que, se respondidas e bem
entendidas, com certeza serão úteis na avaliação e seleção das melhores
oportunidades para serem desenvolvidas e capitalizadas pelo empreendedor.
José Dornelas é especialista em empreendedorismo,
presidente da Empreende e autor do best-seller "Empreendedorismo,
transformando ideias em negócios."
Fonte
UOL Economia