segunda-feira, 24 de novembro de 2014

RS amplia sistema de monitoramento eletrônico no trânsito de mercadorias

Projeto NF-e sendo expandido no RS, uma tendência para os demais estados.

Na ocasião, também foi assinado termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para o secretário de Estado da Fazenda, Odir Tonollier, o projeto atende demandas dos três segmentos envolvidos. “Com ele teremos a regularidade da atividade pela ANTT, a agilidade e diminuição de custos para as empresas transportadoras de carga e, para o Estado, maior controle do tributo”, avaliou.
Operação

O sistema permite o rastreamento automático de cargas e documentos fiscais eletrônicos de veículos por meio de um aparelho de radiofrequência, ou seja, os caminhões vão circular com chips de Identificação por Radiofrequência (os mesmos utilizados pelas empresas de pedágio, chamado “Sem Parar”), que serão lidos por antenas fixadas nos postos fiscais. Desse modo, o motorista não precisa mais estacionar o caminhão e ir até o guichê para a realização do registro de passagem nas notas fiscais, uma vez os chips levam informações do chamado Manifesto Eletrônico de Documentos (MDF-e) com todas as notas fiscais eletrônicas (NF-e) referentes aos produtos que estão naquele veículo.
Pouco tempo após a emissão dos MDF-e pela empresa transportadora, a Receita Estadual realiza uma análise de risco da operação. “Verificamos todos os destinatários e nos certificamos previamente sobre a idoneidade dos produtos. Quem apresentar documentação correta é enquadrado em baixo risco de sonegação e tem passagem facilitada”, explica o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira. Além disso, explica o subsecretário, o Brasil-ID trará vantagens como redução dos custos dos produtos e do transporte, diminuição de furto e roubo de cargas, garantia de procedência e autenticidade dos produtos e combate à falsificação e ao contrabando.
O presidente do Setcergs, Sergio Neto, afirmou o projeto dará mais competitividades às empresas que aderirem ao Brasil-ID. “Ganharemos tempo nos postos fiscais, diminuiremos custos e ainda aumentaremos a segurança das cargas devido ao monitoramento”. A primeira fase da Operação Brasil-ID iniciou em maio deste ano no posto Fiscal de Torres e contou com participação da Transportadora TNT. Agora, terá o envolvimento de mais oito empresas do setor. São cerca de 1,7 mil caminhões que terão passagem monitorada virtualmente nos postos fiscais do Estado.
24 de novembro de 2014 09:10

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Como gerir as finanças de pequenos negócios

image

A gestão financeira é um dos pilares de uma empresa bem sucedida, pois o planejamento estratégico depende deste setor. Fazer o controle financeiro de uma empresa não é uma tarefa simples, mas pode ser menos complicada se você seguir um planejamento adequado.

Conheça agora dicas essenciais para a gestão financeira de um pequeno negócio.

Separe as despesas da empresa das despesas pessoais

A primeira coisa a se fazer ao ter um pequeno negócio é abrir uma conta bancária empresarial. Além de ter vantagens que vão além das possibilidades de uma conta corrente de pessoa física, você garante organização e controle do seu fluxo de caixa.

E como ficam os seus recebimentos? Pois bem, é preciso definir um pró-labore para você, ou seja, um salário. Sim, o dono da empresa também recebe um salário! Deixe a participação nos lucros para ser divida com os seus funcionários ao final de cada ano, ou ser reservada para eventuais investimentos ou despesas.

Contabilize tudo que entra e tudo que sai

O fluxo de caixa é o controle de entradas e saídas do seu pequeno negócio e deve ser tão detalhado quanto possível. Liste as despesas fixas como contas de água, luz, telefone, entre outras, e as despesas variáveis, ou seja, aquelas relacionadas ao produto ou serviço que você oferece, está diretamente ligada ao lucro do seu negócio.

Faça um controle de contas a receber, que são os pagamentos de seus clientes. Para as vendas a prazo, realize uma projeção dos recebimentos, especificando mês a mês o que você tem a receber.

Calcule o preço do seu produto corretamente

A formação do preço de venda é crucial para que você mantenha seu negócio sustentável ao longo do tempo. Preços abaixo do mercado podem fazer sua empresa perder a lucratividade e colocam em risco a credibilidade dos seus produtos, enquanto preços acima do mercado podem deixar os seus produtos estocados nas prateleiras, sem vendas.

Como estipular o preço

Para fazer a formação de preço correta, você tem basicamente três opções:

Formação de preço sobre lucro: nesta categoria você define qual é o custo de produção do seu produto, (adiciona-se os custos administrativos sobre ele também), e soma-se a margem de lucro desejada para o seu negócio.

Formação de preço de acordo com o mercado: aqui você pesquisa qual é o preço praticado pela sua concorrência e estabelece o preço do seu produto. É uma metodologia arriscada, pois pode ser que o seu custo de produção seja maior ou menor que o do concorrente, e você saia perdendo no mercado.

Formação de preço sobre valor percebido: esta opção consiste em estabelecer o preço do seu produto de acordo com o valor percebido pelo seu cliente. É preciso antes de mais nada, calcular os custos operacionais do produto e ter a percepção de quanto o seu cliente pagaria por aquele bem.

Busque o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o momento em que todas as suas despesas são cobertas pelas suas receitas, ou seja, sua empresa passa a ser sustentável, pagando sozinha tudo o que gasta. A partir deste momento, a medida que as suas receitas crescem, você passa a lucrar com o seu negócio.

Utilize uma ferramenta para controlar suas finanças

Ao invés de passar horas e horas analisando planilhas de controle financeiro, invista em uma ferramenta que automatize processos e dê relatórios valiosos de acompanhamento e performance financeira.

Um bom software de gestão financeira pode te ajudar nos seus principais controles e planejamentos, contribuindo para a tomada de decisão no seu negócio e otimizando o seu tempo.